quarta-feira, 18 de dezembro de 2019






                                                              PROSAMIM


O Prosamim foi a maior intervenção de saneamento urbano já realizado no Brasil, pois ao mesmo tempo em que saneou os Igarpés, áreas alagadas onde milhares de moradias se espremiam com arruamentos feitos com tábuas, e onde os dejetos humanos se misturavam ao lixo oriundos das ocupações. Através de levantamentos físicos e sociais, identificou-se as moradias e o comércio local, para posteriormente apontar famílias com vínculos naquele tecido urbano que receberiam moradias de qualidade, e permaneceriam no local saneado.
Inicialmente fiz questão de levantar o local do início ao fim, pacientemente e sozinho, para que não houvessem no futuro retrabalhos ou inconsistências no levantamento. Munido de prancheta e mapas, e uma câmara fotográfica analógica, me enfronhei nas entranhas daquela comunidade, onde pacientemente concluí o meu trabalho.
Assim, fiz primeiramente todo o Igarapé do Mestre Chico, e me voltei para a Bacia do Educandos. iniciando o levantamento do Igarapé do 40, da penitenciária até o Shopping Stúdio 5 já no Distrito Industrial, algumas vezes passando por debaixo de algumas moradias para alcançar outras, assim no final de alguns dias, passei a estacionar em uma determinada rua, e avançar tanto que já não sabia onde havia estacionado o carro.
Por fim, o resultado de todo o trabalho foi bastante satisfatório, os igarapés foram saneados, as habitações de madeira que se aglomeravam no meio do lixo e dejetos se transformaram em parques, com equipamentos esportivos e moradias decentes, e pela extensão da intervenção, posso afirmar que foi o maior trabalho de saneamento feito no Brasil, e ainda hoje a semente plantada se propaga, e outros trechos da cidade de Manaus recebem os mesmos benefícios de recuperação de espaços degradados.
Posteriormente fui contratado pelo Escritório do arquiteto Mario Toledo, para desenvolver o Projeto Executivo de Urbanismo para a Figueiredo Ferraz de são Paulo, e projetar o Projeto de Paisagismo para os igarapés do Franco e Sapolândia, foi uma experiência incrível de um ano, recebia os dados de São Paulo, dados de Macro e Micro Drenagem, colocação da rede de distribuição elétrica e outros importantes para o projeto. No igarapé do Franco, no início, próximo ao trecho que se liga ao Boulevar Alvaro Maia, fiz uma referência ao mesmo, plantando Flamboyants (delonix regia), árvore centenária existente no canteiro central do Boulevard, partindo desse trecho, mesclei com Ipês (tabebuia) e Flamboyanzinho (caesalpina puxerrima), e bordaduras de Ixora, sombreando as áreas onde foi projetado no urbanismo, os equipamentos esportivos e de convivência da comunidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário