Trabalhei por quatro anos no Rio de Janeiro, na década de setenta nos Projetos para as Estações de Metrô do Rio de Janeiro, na PAAL Projetos Arquitetos Associados Ltda, desde essa época eu venho pensando em projetar para Manaus, um meio de transporte de massa eficiente que possa também trazer de volta algumas ruas e pontos da cidade já esquecidos.
Há oito anos venho estudando um traçado que forme um anel em torno da cidade, integrado a outros modais, fluvial e ciclovias. Finalmente optei por vias elevadas, por trazer no projeto o mínimo de desapropriações, e transtorno durante as obras.
O traçado terá 39Km de extensão, com valor estimado em três bilhões de reais, sendo 98% em via elevada, e 2% em trem de superfície alimentado por uma catenária elevada, que deverá cruzar o Centro Histórico, suprimindo um grande número de ônibus que hoje circulam de forma desordenada provocando grandes prejuízos ao entorno.
Hoje Manaus já tem uma população de dois milhões de pessoas, e as soluções apresentadas para resolver o problema do trânsito de veículos e transporte de massa, foram incipientes, erros cometidos na década de 80 foram novamente repetidos, como é o caso do BRT circulando em uma faixa azul, de onde é possível observar que naquela faixa raramente se ver passar um ônibus, pois todos estão disputando o lado direito da via com as motocicletas e demais veículos.
Em Manaus o número de veículos circulando já somam 700.000 veículos, e vias de escoamento não foram criadas, é comum se ver ônibus articulados andando em vielas e disputando com as motocicletas, carros de passeio e transporte de bens as ruas do centro e os pontos de acesso para a zona norte, leste e oeste da cidade.
penso não haver outra solução que não seja o Metrô, com o traçado projetado, é possível devolver para os manauaras, algumas ruas que já foram belas e arborizadas (antiga João Coelho), onde hoje se encontra o terminal rodoviário, essa via pode receber tratamento paisagístico e voltar a ser uma via para passeios e contemplação. Já estamos passando do tempo de resolvermos as questões do trânsito, quanto mais postergarmos maior será a vida no trânsito de Manaus.
worked for four
years in Rio de Janeiro, in the seventies in the Projects for the Metro
Stations of Rio de Janeiro, at PAAL Projetos Arquitetos Associados Ltda, since
that time I have been thinking of designing for Manaus, an efficient mass
transportation medium Which can also bring back some already forgotten streets
and points of the city.
For eight years
I have been studying a route that forms a ring around the city, integrated with
other modal, fluvial and cycle routes. Finally I opted for highways, for
bringing in the project the minimum of expropriations, and disorder during the
works.
The route will
have a 39Km extension, with an estimated value of three billion reais, of which
98% will be on an elevated track and 2% on a surface train powered by a high
overhead catenary, which will cross the Historic Center, eliminating a large
number of buses Now circulate in a disorderly way causing great damage to the
environment.
Today Manaus
already has a population of two million people, and the solutions presented to
solve the problem of vehicle traffic and mass transportation, were incipient,
mistakes made in the 80's were repeated again, as is the case of BRT
circulating in A blue track, from where it is possible to observe that on that
track one seldom sees a bus pass, because everyone is disputing the right side
of the road with motorcycles and other vehicles.
In Manaus the
number of vehicles circulating already totals 700,000 vehicles, and waterways
were not created, it is common to see articulated buses walking in alleys and
disputing with the motorcycles, cars and goods transport the streets of the
center and the points of Access to the north, east and west of the city.
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